quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Morro do Careca está nu


Não é a primeira vez que escrevo sobre a #NossaPontaNegra (praia).

Ponta Negra, como todo mundo sabe, é a principal praia da nossa capital (apesar de não parecer). Sua extensão cobre o trecho mais nobre da cidade: o calçadão de Ponta Negra.

E já que eu toquei nesse assunto, vou logo falando do lado negativo desse fato: o calçadão da praia de Ponta Negra é uma daquelas lendas urbanas de nossa capital, ao lado do Parque da Cidade e da Cidade da Criança. O calçadão da praia de Ponta Negra já sofreu inúmeras reformas de uma ponta a outra, mas está sempre “inacabado”. A última obra de revitalização e reconstrução da orla, iniciada, retomada, reparada e nunca foi totalmente concluída (sem falar em outros aspectos como os quiosques).

Mas nem o descaso político (entre Governo do Estado e a prefeitura do Natal) deveria atrapalhar a relação do com a sua praia mais interessante: Ponta Negra (cujas águas são mais apropriadas para banho) vale a pena dizer.

Sim, porque é da orla de Ponta Negra que a gente geralmente se lembra de falar quando algum turista pergunta como é a nossa cidade. É da praia Ponta Negra que a gente se orgulha quando percebe, visitando outras cidades, que ela dá um banho de beleza em muita “prainha” famosa por aí. É na Praia de Ponta Negra que a gente se abre para confraternizar com quem quer que seja em eventos esportivos, apresentações musicais, artísticas (que faz tempo que não acontece) e todo e qualquer tipo de atividade para o nosso lazer. E, afinal, é na praia de Ponta Negra que a gente se reúne, todos os anos, para se despedir do ano velho e receber, felizes e esperançosos, o ano novo.

Eu até poderia dizer que Ponta Negra poderia ser como Copacabana do Rio de Janeiro. Mas não. Eu não vejo necessidade muito menos vantagem para ser igual a ela. De se comparar com os cariocas para ilustrar as suas semelhanças. Na verdade, eu luto muito contra isso. Desde a minha infância brigo com meu primo pernambucano e que já viajou muito pelo Brasil e pelo Mundo (de Copacabana a Time Square) Nós temos razões e beleza suficientes para não fazer da #NossaPontaNegra uma cópia barata de outros lugares. 

A #NossaPontaNegra hoje sofre com emaranhado de guarda-sóis e cadeiras que se estende por toda a areia da praia extorquindo dos banhistas.
Em #NossaPontaNegra  ainda se ver jogo de futebol de areia, do vôlei de praia, do frescobol, Futevôlei e peteca além de esportas aquáticos e várias outras modalidades de exercícios que se repetem, todos os dias, nas suas areias.
Sem falar no simples exercícios de gente caminhando, correndo ou pedalando no calçadão (apesar de motos e cachorros sem coleira pela areia e também no calçadão).
#NossaPontaNegra também sofre e muito com o fluxo intenso de veículos que circulam, todos os dias, nas ruas estreitas e esburacas ladeiras que dão acesso a praia.
#NossaPontaNegra ainda por cima sobre com prostituição e o trafico de drogas males que nunca conseguiu se livrar. Pelo menos as águas de Ponta Negra são limpas e próprias para banhos, assim espero.
Tá na hora da gente cobrar pelo alto preço e transtorno para nós mesmos.
Esse é o meu apelo!
Por @RodolfoAlves84 | Publicitário e Esp. em Gestão Pública

3 comentários:

Igor Vilar disse...

Se o CARNATAL fosse em Ponta Negra, tudo seria diferente!

Rodolfo Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodolfo Alves disse...

Parece muito quando vem grandes celebridades internacionais como Presidente dos EUA ou o PAPA.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes