domingo, 16 de junho de 2013

Geraldo Melo sobre o fim do AEROCLUBE


AEROCLUBE - Não posso acreditar que a Governadora Rosalba permita que se destrua o Aeroclube do Rio Grande do Norte, criado 1928, com o apoio e o entusiasmo de um antecessor dela, o Governador Juvenal Lamartine, homem com extraordinária visão do futuro. 


Foi o primeiro do Brasil pois, mesmo que o do Rio de Janeiro tenha sido criado uns meses antes, só muito depois de Natal veio a ter uma pista de pouso, aviões e instrutores para formação de pilotos aviadores.

Aquele terreno do Aero foi doado pelo governo do Estado, com a devida autorização da Assembleia Legislativa, por outro antecessor da governadora Rosalba, o Governador Silvio Pedroza, que, como Vice-Governador do Estado, assumiu o governo em virtude da morte do Governador Dix-Sept Rosado, por sinal sogro da nossa atual governadora. 

Naquele lugar, o Aero Clube instalou a primeira escola de aviação do Brasil e ALI MESMO FEZ UMA PISTA DE POUSO, quando aquela era uma área totalmente fora da cidade. 

Foi o crescimento de Natal que obrigou o Aero Clube a tirar dali a pista de pouso, embora mantendo no mesmo lugar as aulas teóricas do curso de pilotagem. Eu mesmo sou piloto formado pelo Aero Clube. Recebi as instruções de voo no campo de Capim Macio. Mas as aulas teóricas eram ministradas na sede do Aero, na Hermes da Fonseca. 

Portanto, o terreno doado foi usado para a finalidade a que se destinava. Todos os demais usos surgiram da necessidade de gerar renda para que o clube continuasse vivo e pudesse manter a escola de pilotagem. 

O Aero Clube do Rio Grande do Norte é um patrimônio do nosso Estado, um pedaço importante da nossa história, um testemunho da visão e espírito avançado de homens como o Governador Juvenal Lamartine, Fernando e Fabrício Pedroza. 

Não acredito que a Governadora permita que esse patrimônio seja destruído, sem qualquer benefício relevante para o nosso Estado, e sem que isso resolva qualquer problema importante do nosso povo: apenas a nossa cultura e o nosso passado estarão sendo injustificavelmente violados.

Se isso acontecer, vai doer no Estado. Vai doer em Natal e nos natalenses

Geraldo Melo no Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes