quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dário Barbosa: "Sabemos que quando formos assumir o mandado entraremos no ´mundo real´ da política"



Líder do PSTU em Natal e no Estado em entrevista aos jornalistas Cefas Carvalho e Rômulo Estânrley.



Vocês tinham noção que poderiam eleger três vereadores ou foi uma surpresa completa para vocês?
Com franqueza, foi uma surpresa para todos nós. Achávamos que havia a possibilidade de, com muito trabalho, eleger Amanda Gurgel devido todo ocorrido e a repercussão nacional. Achamos que seria possível inflamar a discursão sobre a educação e reviver na cabeça das pessoas aquilo que elas viram e ouviram de Amanda naquela defesa da educação na Assembléia Legislativa. Achávamos que com a aliança poderíamos eleger Amanda e talvez, com muita luta, eleger mais um vereador. Eleger três foi uma surpresa muito grande para todos nós e surpresa maior foi ver o recorde de votação.

O PSTU conseguiu, pela primeira vez,uma cadeira na Câmara. Qual a avaliação que vocês fazem?
Fazemos a seguinte avaliação: durante a campanha, nossa frente de esquerda não foi atacada em nenhum momento. Foi uma campanha tranquila. Tínhamos uma figura de peso como Amanda Gurgel, que estava sendo extremamente coerente em seu discurso e a imprensa e os outros partidos não tinham argumento para tentar descaracterizar uma candidatura certa para a cidade.

Talvez os outros partidos não tenham tido noção da quantidade de votos que Amanda teria...
É provável que não tenham esperado que dois partidos “nanicos” tivessem tanta votação. Se nós não esperávamos, imagine eles. Acabaram não se preocupando com isso e muitos não foram reeleitos.

O partido está preparado para assumir um mandato na Câmara?
Nós sabemos que quando formos assumir o mandado entraremos no “mundo real” da política, mas nós conhecemos bem o funcionamento da Câmara Municipal. Lá é uma estrutura completamente diferente das nossas condições de trabalho atualmente. É um lugar feito para ganhar você; é feito para que as pessoas honestas entrem e convivam com o luxo, os gabinetes refrigerados e acabe caindo na desonestidade. Para quem normalmente trabalha em escolas caindo aos pedaços encontraram um ambiente fora do comum. Estamos trabalhando para que eles se adaptem. Sabemos que não é fácil ser parlamentar de um partido de esquerda como o nosso, dar de frente com um ambiente onde a maioria é de direita e conservador. Sabemos que é um terreno difícil, mas é concreto e na realidade pragmático. O debate político será difícil, mas não impossível. Estamos mostrando pra Amanda, que é muito inteligente e aprende rápido, experiências de companheiros nossos que tiveram êxito como parlamentares e também mostrando para ela os maus exemplos de candidaturas que não servem para o nosso trabalhador. 

Foto: Riane Brito 

Clique aqui para ver a entrevista no Noticiando.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes